A inspeção instrumental termográfica é técnica que permite a interpretação pela visão humana do espectro infravermelho da radiação emitida pelos corpos. A termografia possibilita a obtenção de imagens térmicas, chamadas de termogramas, o que permite uma análise quantitativa para identificação de níveis isométricos e da temperatura dos corpos.
A inspeção termográfica é uma técnica que permite medir a temperatura superficial de diferentes materiais através dos raios infravermelhos emitidos. Seu uso permite observar padrões diferenciais de distribuição de calor sem contato físico com as partes inspecionadas.
Através dessa tecnologia é possível detectar, em estágio inicial, processos de defeito ou falha gerados por anomalias térmicas em um determinado componente, antes que ocorra deficiência ou mesmo interrupção de seu funcionamento; sejam eles em equipamentos elétricos, mecânicos e instalações industriais em geral.
A análise das informações da inspeção termográfica permite ao departamento de manutenção minimizar o tempo de parada , reduzir custos, obter proteção adequada de equipamentos valiosos, evitar perda de produção devido à interrupção imprevista, garantir a segurança das pessoas e instalações.
Tipos de defeitos que podem ser detectados:
conexões elétricas defeituosas ou deterioradas;
sobrecargas de circuito;
partes elétricas defeituosas;
fugas de corrente;
desequilíbrio corrente/tensão;
desgaste por atrito;
sobreaquecimento em geral.
Mais informações:
Durante a inspeção são observadas e registradas todas as anomalias, em todo o traçado da linha, nos seguintes pontos:
Emendas a compressão ou pré-formadas;
Conexões a compressão, pré-formadas ou parafusadas;
Conjunto de seccionadores;
Outros elementos sujeitos a sobre elevação excessiva de temperatura durante a operação na linha de transmissão.
Todas as anomalias e ocorrências relevantes observadas durante a inspeção termográfica serão documentadas mediante fotografia digital de alta resolução e termograma do componente em analise com os seguintes dados:
Denominação e endereço geográfico;
Classificação da importância da ocorrência;
Temperatura atmosférica;
Temperatura do componente em análise e sobre elevação em relação a elementos adjacentes;
Temperatura do elemento em análise, corrigida para a carga máxima de operação nominal da linha